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E aí! Pessoal! Vamos deixar que cantem as sereias: pois a única educação que faz sentido é a que nos faz mudar o mundo.yes


1. Quem sou como professor aprendiz?     
         Antes de refletir e falar sobre “quem sou como professora e aprendiz”, é importante salientar que o indivíduo que decide por esta profissão, precisa amar sua profissão, ter dom em lecionar, pois trabalhar com a Educação de seres humanos é uma dádiva divina, logo não se restringe apenas em transmitir conhecimentos, mas, contribuir na formação do caráter de milhões de indivíduos que depositam, muitas vezes, a sua vida como um todo em nós, não meros professores, mas, educadores.

Ser professor é uma responsabilidade de suma importância, pois lidar com vidas requer de nós muita dedicação e por que não dizer competência. A figura do professor para muitos têm sido de exemplo de vida para a formação de caráter e personalidade, seja ele profissional, pessoal e etc.

A Educação hoje vem acompanhada de inúmeras informações, principalmente as tecnológicas que tem influenciado muito dentro das escolas.

O professor que não procurar se interagir e tornar um aprendiz dessas informações, ficará ultrapassado e sem grande utilidade. Precisamos nos conscientizar que a atualização constante de informação de qualquer profissional, independente de sua área de atuação, necessita acontecer.

A aprendizagem é um processo que precisa ocorrer ao longo de toda a vida, seja para a atualização profissional ou não, aprender nunca é demais e nem tarde.

Acredito que quanto mais velhos e amadurecidos vamos ficando, mais fácil o processo de aprendizagem acontecerá, pois as experiências que adquirimos ao longo da vida, nos ajudará para a aquisição de conhecimentos novos, fazendo assim, uma ponte entre informações novas com os “conhecimentos prévios” que já possuímos.

O professor e educador necessita ser um eterno aprendiz de qualquer tipo de informação. Aprender a aprender sempre, como dizia Paulo Freire, sábias palavras.

2.   O que é ser professor hoje?
Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa, pois ele precisa se dedicar, e muito, aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus alunos.
Como mediador da aprendizagem, participa ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretende ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que o cerca. Ufa, quanta coisa um único professor deve obter, sendo que isso não é tudo, existem mais inúmeras coisas que ele precisa, como paciência, criatividade, humildade, carisma, domino próprio e de público, etc. etc. etc.
Pedro Demo em uma reportagem para a revista Profissão Mestre, disse: "Ser profissional hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão". Acreditamos que nenhum comentário precisa ser feito, pois essa frase diz tudo.

3.  Quem sou eu (professor) nesse contexto?
Bom, dentro dessas diversidades de informações tecnológicas, procuro dentro da sala de aula fazer o possível para introduzir os recursos tecnológicos nas aulas, com vídeos, internet, som, enfim o que temos disponíveis na escola. Claro que também estou em processo de aprendizagem na informática, mas estou sempre em busca de melhorar essa aprendizagem, para melhor conduzir as aulas. Ou seja, como ensino , aprendo;


Pesquisa e análise
Introdução
A tecnologia desperta e aguça a criatividade, ela transforma a forma como podemos fazer as cosias, realizar tarefas, obter informações quase que em tempo real, e é a informação o bem mais valioso de um ser, de um povo.
Diante do avanço das tecnologias, o professor tem como auxílio novos recursos que tornam suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Estas ferramentas fazem parte do dia-a-dia de nossa escola. Pelos dados obtidos na pesquisa, verificou-se que todos os professores da Escola Municipal Coronelzinho utilizam diariamente alguma tecnologia em sua aulas. 
ESCOLA MUNICIPAL CORONELZINHO
Professor qual a frequência de uso de cada tecnologia citada abaixo? Responda usando os números em cada tecnologia.
( 1 ) DIARIAMENTE          ( 2 ) SEMANALMENTE          ( 3 ) MENSALMENTE
PROFESSORES
TELEVISÃO/DVD
RÁDIO/CD
DATASHOW
INTERNET
SALA INFO

VANESSA
1
2
3
1
3

IGLACI
1
1
3
3
3

CLARICE
2
2
3
1
3

ROSECLÉIA
1
2
-
1
3

GISLANI
2
2
3
1
3

CRISTINE
2
2
3
1
3

ANA PAULA
2
3
-
1
3

IVANIA

2
1
-
1
2
VALDECIR

2
1
2
1
3
ELIZANDRA
2
1
3
1
3

IDIANA

3
1
3
1
3
LENISE
3
2
1
1
3

JANDINÉIA
3
2
1
1
3

ELIZETE
1
1
3
1
3

SILVANA
1
1
3
1
3





Após coletar os dados analisou-se:
1. Dos professores entrevistados, 100% deles, utilizam a sala de informática mensalmente. Pois a escola tem calendário semanal para cada professor. Veja exemplo:
PROFESSORES
1ª SEMANA
2ª SEMANA
3ª SEMANA
4ª SEMANA
REGENTE
X



INGLÊS

X


EDUCAÇÃO


X

ARTES



X

2. Dos professores entrevistados 93% utilizam a INTERNET diariamente.

3. Dos professores entrevistados 93% utilizam a DATASHOW mensalmente


4. Dos professores entrevistados 46,6% utilizam RÁDIO/CD diariamente, e 46,6% semanalmente.

5. Dos professores entrevistados 46,% utilizam a TELEVISÃO/DVD semanalmente, 33% utilizam diariamente e temos outros 21% que utilizam mensalmente.


1.                 SÍNTESE E REFLEXÃO DO ARTIGO “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento , de Juan Ignacio Pozo”




O artigo nos remete a uma realidade que é discutida no dia-a-dia em nosso meio educacional: Como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? Como inserir o educando nas novas tecnologias de informação, facilitando o seu acesso a essas fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? No penúltimo parágrafo, Juan Ignácio Pozo, faz uma consideração que de certa forma responde aos questionamentos acima. Ele diz que não é possível pensar em mudar as formas de aprender dos alunos sem mudar as formas de ensinar dos professores.
Em nossa sociedade atual já não cabe mais a figura do professor detentor do conhecimento absoluto, onde o aluno é apenas um depósito de informações, um mero repetidor de verdades estabelecidas. O professor precisa se conscientizar de que ele é um ser em formação continua, um “eterno aprendiz” e, como tal, precisa repensar sua postura e maneira de ensinar.
O autor diz que a escola já não é a 1ª fonte de conhecimento para os alunos e, em muitos casos, nem a principal. Existem situações nas quais a escola perdeu totalmente seu atrativo para os educandos. Eles são bombardeados constantemente por um universo tecnológico muito mais atraente que o ambiente escolar, tecnologia essa que a maioria dos professores não dominam ou não conhecem. Dessa forma, nossos alunos acabam usando essas ferramentas para outro fim e não para a aquisição de conhecimento.
Juan Ignácio Pozo afirma que para mudar o mundo é preciso investir em conhecimento. Isso se traduz em valorização profissional para os professores, um ambiente de trabalho propício ao processo ensino-aprendizagem e investimentos na família que é a base de toda e qualquer sociedade. O professor precisa se aperfeiçoar continuamente para poder lidar com a informatização do conhecimento e diversidade de expectativas tornando a sala de aula um espaço lúdico, atrativo e aberto para a troca de experiências e vivências do educando.

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